• Programa de Estágio

Histórico

O Centro Gemológico da Bahia - CGB é um centro de avaliação, pesquisa, difusão e valorização das gemas e jóias do estado da Bahia, tendo ainda no bojo de suas ações a elaboração de projetos de pesquisa, cursos e treinamentos, além da organização de exposições, feiras e oficinas de ourivesaria e lapidação, visando difundir os conhecimentos e encantos do universo das pedras preciosas e o segmento de gemas e joias.

 

Localizado no Centro Histórico de Salvador, o CGB foi idealizado pela iniciativa privada, em parceria e com apoio do Governo do estado, através da Secretaria da Indústria Comércio e Mineração - SICM, para atender a demanda dos consumidores e produtores de gemas e joias, capaz de garantir a autenticidade dos produtos adquiridos e comercializados pelo segmento do Estado.

 

O CGB foi  inaugurado em dezembro de 1995, através de convênio firmado entre a SICM e a PROGEMAS – Associação Baiana dos Produtores e Comerciantes de Gemas, Joias, Metais Preciosos e Afins.  A partir de setembro de 2004 sua estrutura, coordenação e manutenção passaram  totalmente para a SICM, por meio da Diretoria de Mineração. Em 2015, a SICM foi extinta, e a sua estrutura, coordenação e manutenção passaram para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico - SDE, por meio da Coordenação de Mineração.

 

Na Bahia, a garantia de autenticidade de pedras preciosas é certificada pelo Centro Gemológico da Bahia. Contando com um laboratório gemológico e equipamentos de precisão, o CGB emite laudos, pareceres e certificados de autenticidade das gemas.

 

O Laboratório Gemológico do CGB é o único do Norte-Nordeste que faz parte da Rede IBGM de Laboratórios Gemológicos. Os documentos emitidos pelo Centro Gemológico são reconhecidos internacionalmente, pois a instituição é integrante da Rede IBGM que é credenciada pela CIBJO - Confédération International de la Bijouterie, Joaillerie, Orfèvrierie des Diamantes, Perles et Pierres - , entidade internacional reguladora do segmento joalheiro no mundo.

 

O Centro também promove cursos de formação e aperfeiçoamento profissional, além de manter programas permanentes para o desenvolvimento do setor de gemas e joias e ações de interação com as escolas e a comunidade, visando popularizar, divulgar e despertar aptidões na arte joalheira e afins.   

 

Os cursos de capacitação técnica e tecnológica em joalheria, cravação, fundição, lapidação, modelagem em cera, design de joias, gemologia e Rhinoceros; visam formar, qualificar, especializar e certificar profissionais para o setor joalheiro, buscando facilitar o acesso de mão-de-obra para um mercado produtivo que necessita de ampliação e modernização como forma de apoiar ao segmento.

Recomendar esta página via e-mail: